Inicio » Brasil » O governador eleito anunciou o nome de Arita Bergmann para a Secretaria da Saúde

O governador eleito anunciou o nome de Arita Bergmann para a Secretaria da Saúde

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, nesta quinta-feira (27), o nome da titular da Secretaria da Saúde do Estado. Para o cargo, Leite escolheu Arita Bergmann, que foi sua secretária, na mesma pasta, quando prefeito de Pelotas.

A apresentação do nome a assumir a secretaria foi feito, mais uma vez, ao vivo pelo Facebook. O anúncio contou com a presença do governador eleito, da futura secretária e também do vice-governador eleito, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Eduardo Leite destacou a experiência de Arita Bergmann. “São 30 anos de SUS, ela estava lá quando ele foi concebido, foi secretária da Saúde em 1983, ou seja, são 35 anos de vida pública dedicada à Saúde, como assistente social que é. São quase 50 anos de atividade profissional”, disse Leite.

O governador eleito lembrou que a escolhida foi titular da secretaria de São Lourenço do Sul de 1983 a 1981, coordenou a municipalização dos serviços, criou lá o primeiro CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) público- municipal do Sul do Brasil. “Também foi professora por dez anos na Universidade Católica de Pelotas e na década de 1990  coordenou a unidade de saúde e assistência social na Famurs durante o auge da municipalização”, relatou.

Durante o anúncio, Leite também falou sobre a situação da Saúde no Estado e também sobre o programa Mais Médicos. Segundo o governador eleito, o programa cumpriu uma “missão importante”. “Nunca entrei no mérito se eram cubanos ou não, essa foi uma decisão do governo federal e como município acessamos o programa”, disse Leite.

“Há um problema na atenção básica para garantir os valores necessários para garantir os profissionais para todas as unidades de saúde. O governo que se estabelece está estruturando o seu programa, uma nova formatação do Mais Médicos, e nós vamos ter que fazer esse esforço coordenado, Estado com Ministério da Saúde para atender os municípios nesta questão primária, que entendemos como fundamental”, afirmou.

Arita Bergmann


Arita Bergmann foi secretária da mesma pasta em Pelotas. 

Natural de São Lourenço do Sul, é graduada e pós-graduada em Serviço Social pela Universidade de Pelotas. Foi coordenadora do Serviço de Saúde e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Pelotas; chefe do Setor de Colocação de Mão-de-Obra do Núcleo do Sine de Pelotas e secretária da Saúde de São Lourenço do Sul. Arita Bergmann também atuou como coordenadora da Unidade de Saúde e Meio Ambiente da Famurs e foi coordenadora de cursos para formação de gestores ambientais e gerenciamento de resíduos sólidos. Na Secretaria Estadual da Saúde, foi diretora de Planejamento, gerente do PIM de 2003 a 2006, diretora-geral e
secretária-adjunta. Foi secretária da Saúde de Pelotas na gestão de Eduardo Leite. Atualmente estava como secretária de Saúde de São Lourenço do Sul. (

Autor: admin
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login

Perdeu sua senha?