Inicio » Brasil » Coronel Marcelo Frota é o novo secretário adjunto da Segurança Pública

Coronel Marcelo Frota é o novo secretário adjunto da Segurança Pública

O coronel da reserva Marcelo Gomes Frota é o novo secretário adjunto da Segurança Pública. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7) pelo governador Eduardo Leite e pelo titular da pasta e vice-governador, delegado Ranolfo Vieira Junior.

Natural de Porto Alegre, Frota tem 54 anos de idade e 35 anos de serviços prestados ao Estado. Ingressou no Curso Superior de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar em 1983. Formado em Direito, possui especialização em Bombeiro Militar, em Administração Militar, em Gestão de Segurança Pública e em Direito Público.

O oficial foi comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, chefe de gabinete do comandante-geral da BM (Brigada Militar) e chefe do Estado Maior do CRBM (Comando Rodoviário da BM). No CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul), comandou o 8º BBM (Canoas) e foi chefe dos guarda-vidas da Operação Golfinho entre 1990 e 1994. Frota ainda possui em seu currículo a função de ajudante de ordens, no governo de Antônio Britto (1995-1998).

Desde 2014, ocupa o posto de presidente da AsofBM (Associação dos Oficiais da BM). A entidade conta com cerca de 1,5 mil filiados e representa os oficiais da corporação e do CBMRS. É, também, vice-presidente da Feneme (Federação Nacional de Oficiais Militares).

Reunião no Palácio Piratini discutiu reestruturação das secretarias estaduais

A partir da publicação dos decretos de contenção de gastos na máquina pública e do projeto de lei que modifica a estrutura administrativa do Estado, uma reunião foi realizada no sábado (5), no Palácio Piratini, para avaliar os próximos passos da gestão estadual.

Ao longo da manhã, o governador Eduardo Leite conversou com secretários a respeito da reestruturação e das formas de controle das nomeações das equipes de trabalho, para que as primeiras ações dos chefes das pastas sejam compatíveis com os parâmetros dos decretos.

“A estrutura do governo tem um grande nível de complexidade. Por isso, é importante a discussão do formato das secretarias e de seus departamentos. Esse é um ponto de partida determinante para promovermos as mudanças que projetamos”, explicou o governador.

O encontro teve as presenças do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior; do secretário da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso; do Planejamento, Leany Lemos; de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal, e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa.

Segurança

Já na quinta-feira (3) o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, coordenou a primeira reunião com dirigentes das instituições vinculadas e diretores de departamento da SSP como titular da pasta. O encontro eve como pauta a apresentação das diretrizes da nova administração estadual e o encaminhamento das demandas consideradas prioritárias.

Ranolfo determinou, em caráter imediato, a análise minuciosa dos decretos para contenção de custos assinados pelo governador Eduardo Leite, visando a elaboração de estratégias que garantam a manutenção dos serviços. “Sabemos que cada instituição possui as suas particularidades. Por isso, trabalharemos individualmente as diferentes necessidades”, afirmou na ocasião.

Autor: admin
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login

Perdeu sua senha?