more

O Castramóvel, veículo de castração ambulante da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, iniciou na última segunda-feira (18/10) as atividades de saúde e bem-estar animal no bairro União das Vilas. As castrações seguirão a demanda do pré-cadastro já existente, realizado em 2020. Esta semana o castramóvel está instalado no Abrigo Municipal de Cães Rosa Maria C. Pasqualoto, mas, a partir da semana que vem, vai ficar estabelecido no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins.

No ano passado, seis bairros foram cadastrados (Mascarenhas de Moraes, União das Vilas, Rui Ramos, Cidade Nova, Tabajara Brites e Cabo Luiz Quevedo). Contudo, devido à pandemia, em março os registros foram interrompidos, sendo retomados este ano. Já as castrações iniciaram assim que o veículo foi inaugurado, no final de julho, no bairro Mascarenhas de Moraes. Desde então, foram castrados 60 animais, entre cachorros do Abrigo Municipal de Cães e os animais do bairro.

O Castramóvel vai permanecer durante um mês em cada localidade já cadastrada. Ao mesmo tempo, vai atender também os cães do Abrigo e os pré-cadastrados. Famílias de baixa renda podem se cadastrar para serem incluídas na lista reserva de castração do bairro.

Para isso, a pessoa pode ir até a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (Semas), localizada na Rua Domingos de Almeida, 2177. A comunidade pode também pode se informar através do WhatsApp da Semas: (55) 99214-6946.

Os documentos necessários para o cadastro são: identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e Cadastro Único atualizado. Caso o CadÚnico esteja desatualizado, basta atualizá-lo em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *