more

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, realiza nesta terça-feira (9), uma ação que oferece consultas e exames gratuitos para homens a partir de 50 anos de idade.

As consultas começaram às 8 horas da manhã e vão até meio-dia. São 60 fichas, e as pessoas serão atendidas por ordem de chegada.

Os pacientes consultam com um médico urologista e fazem o exame de toque retal. Em seguida, eles são encaminhados para fazer o exame antígeno prostático específico em um laboratório particular. Esse exame identifica câncer e outras doenças na próstata.

A consulta e o exame são gratuitos. Caso haja necessidade, o médico pode pedir exames complementares, que também são realizados de maneira gratuita.

O urologista Gerson Jochelavicius destaca que, como o câncer de próstata não costuma causar nenhum tipo de sintoma no início, é fundamental fazer os exames regularmente.

“O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele. Como no início não costuma causar nenhum tipo de sintoma, é fundamental que todos os homens, após os 50 anos de idade, façam o exame de toque retal e a dosagem do PSA. Os homens que têm histórico familiar de câncer de próstata ou apresentarem sintomas urinários devem ser avaliados antes disso”, destaca.

A ​iniciativa faz alusão ao Novembro Azul, que chama atenção para os cuidados com a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Para pacientes com câncer, a Liga Feminina oferece acompanhamento gratuito com psicóloga e nutricionista e, caso necessário, disponibiliza remédios e cestas básicas.

A sede da liga fica na rua Quinze de Novembro, 2.153, sala 3, no Centro de Uruguaiana.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *