Uma força-tarefa realizada nesta quarta-feira (20) pela Polícia Civil, pela Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou um homem, de 64 anos, vivendo em condições análogas à escravidão. A ação foi realizada em uma propriedade rural em Quaraí, na Fronteira Oeste.
De acordo com os órgãos, o idoso relatou que trabalhava há cerca de três anos no local sem receber salário. Ele ainda confirmou aos policiais que era constantemente humilhado, ouvia xingamentos racistas, passava fome e que dormia em um galpão junto à ração para animais e agrotóxicos.
A operação foi motivada após o homem revelar o que ocorria na granja durante atendimento em um hospital. No início do mês, ele foi hospitalizado devido a fortes dores na coluna.
Ao chegar na propriedade rural, os investigadores constataram que o galpão construído de tábuas e folhas de zinco era “incompatível com a dignidade humana”. Conforme o MPT, o idoso exercia diversas funções na granja como o manejo dos animais ao corte de lenha.
O dono da propriedade foi ouvido pelos policiais e teria confirmado apenas parte dos relatos sobre a hospedagem e as condições de trabalho do funcionário. O MPT afirma que, se condenado, o proprietário da granja poderá ser preso em decorrência da situação flagrada na operação.
Após ter alta, o idoso será encaminhado à assistência social do município de Quaraí, onde receberá seguro-desemprego e poderá ainda ter direito a verbas rescisórias e indenizações por parte do proprietário da granja.
- Uruguaiana e São Borja reforçam ações de acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social - maio 20, 2022
- São José dos Ausentes amanhece coberta por geada nesta sexta-feira - maio 20, 2022
- Sentença efetiva bloqueio de bens de produtores rurais investigados por trabalho escravo em São Borja - maio 13, 2022
- Sexta-feira deve ser marcada por frio no Rio Grande do Sul; há risco de geada em algumas áreas. - maio 12, 2022
- BRIGADA MILITAR EFETUA PRISÃO EM FLAGRANTE POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO. - abril 25, 2022
- RESGATADO IDOSO QUE VIVIA EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO EM GRANJA DE QUARAÍ - abril 22, 2022
- Início da vacinação das crianças contra a gripe e o sarampo no Rio Grande do Sul é antecipado para a próxima segunda-feira - abril 22, 2022
- PRF prende homem transportando cerca de 300 quilos de carne de capivara em Santana do Livramento - abril 2, 2022
- Fim de semana no RS: sábado será de tempo firme em todas as regiões; chuva retorna ao Estado no domingo - abril 2, 2022
- PRF prende homem procurado por duas tentativas de Feminicídio em Uruguaiana - março 31, 2022